Semeando Pinheiro Negro

Semeando Pinheiro Negro

Por Heros Dayan Jayme e Lilian sbrissa Aqui você vai poder acompanhar o plantio de pinheiro negro e pinheiro vermelho desde as sementes ...

Dúvidas Frequentes

MUDAS

Essas plantas que vemos geralmente em supermercados, com o tronco na grossura de um lápis, medindo quinze centímetros de altura e em vasos plásticos, são realmente bonsais?

Absolutamente não. São simplesmente jardinagem, uma planta num vaso. Não se deveria vender como bonsai, pois é enganoso. Bonsai começa quando a largura do tronco na base é superior ou igual à altura do vaso, e tem características de estilo de podas, além de vasos em cerâmica apropriados a cada planta.

Ao planejar um bonsai, é importante se preocupar com a relação entre o tamanho da árvore e o tamanho das folhas?

Sim, porque essa relação influencia diretamente na harmonização da planta em si. Por exemplo, na natureza não existem árvores adultas de 20 centímetros de altura com folhas de 22 centímetros.

Devemos começar trabalhando a planta escolhida já no vaso original, ou colocá-la diretamente na bandeja?

Você deve primeiramente tratar da planta no vaso original (de jardinagem), ou no solo. A passagem para a bandeja deve ser feita somente quando a planta está pronta (já tiver alcançado o estilo, tamanho, diâmetro desejados) e você não quer mais que ela cresça. Quando você passa a planta para a bandeja de bonsai, vai provocar uma redução da raiz, e a planta crescerá lentamente daí em diante. Portanto, se você quiser crescimento e formação de galhos, o pior que pode fazer é passá-la diretamente a uma bandeja de bonsai.

Quando uma planta começa sua atividade?

No fim da primavera é quando a planta está no auge de suas atividades, porque estará consumindo os nutrientes na terra para produzir folhas e flores.

 VASOS

Qual a relação entre o vaso / bandeja e a árvore?

A regra número um do bonsai é que a largura da base do tronco tem que ser maior que a altura da bandeja ou igual a ela.
Regra número dois: o comprimento da bandeja não deve exceder a 2/3 da altura da planta, e essa regulamentação se aplica a todos os estilos, menos ao estilo cachoeira ou semi-cachoeira que, para dar equilíbrio à planta, é permitido usar um vaso com altura superior à largura do tronco.


Com relação aos orifícios de drenagem nas bandejas, o tamanho influencia na oxigenação da terra?

Sim. O fator de oxigenação da terra é muito importante para evitar o afogamento da planta. Aliás, não só a planta precisa respirar, como todos os microrganismos que estão no composto da terra. Os orifícios escoam o excesso de água e permitem a entrada de oxigênio na terra.

Todos os vasos / bandejas de bonsai precisam ter pés?

Precisam. Os pés são fundamentais, caso contrário os orifícios de drenagem não teriam altura adequada ao escoamento da água e entrada de oxigênio, o que não permitiria a respiração da planta.

REPLANTIO

Em que época do ano devemos fazer o replantio do bonsai?

O melhor momento é o começo da primavera. A árvore entende o golpe de calor e começa a dilatar-se.

Qual o mínimo de raízes a podar e replantar?

No mínimo 1/3 do volume. Assim, teremos a garantia de sua recuperação e vitalidade.

Quais os cuidados essenciais após o replantio?

O procedimento de replantio é o mesmo de após a poda das raízes. É um momento que a planta precisa de cuidados, como não deixar secar a parte aérea. É preciso colocar a planta sem contato direto com o sol, num local onde não haja vento e marter a parte aérea sempre úmida, por 20 dias. Após esse período podemos colocá-la regularmente ao sol.

ADUBAÇÃO

Quando devemos adubar um bonsai?

Se for um planta que dá flores e/ou frutos, ela vai precisar de uma quantidade maior de fósforo, de micro e macro nutrientes. A melhor época é no final da primavera, até o final do verão. O ideal é fazer uma adubação completa, bem forte, durante a primavera e o verão. Chegando ao final do verão, pára-se com esse processo. E caso você more em uma região com invernos rigorosos, é interessante que no verão aumente a fertilização da planta com potássio, porque ele fortalece as raízes e com isso a planta pode aguentar a geada ou o frio mais intenso.

Quando NÃO devemos adubar um bonsai?

Primeiro: Nunca adubar após a poda de raízes ou após replantá-la. Lembre-se de nunca colocar nenhum tipo de fertilizante na mistura inicial para bonsai.
Segundo: No inverno, pois retiramos a planta de dormência, podendo estressá-la e até matá-la.
Terceiro: Se a planta estiver mostrando sinais de enfermidade. Adubar neste momento pode levá-la à morte.

Qual o cuidado ao utilizar um adubo químico?

O cuidado é o seguinte: excesso de nitrogênio mata a planta. Excesso de fósforo e de potássio não. geralmente, quando se aduba demais e a planta morre, foi pelo excesso de nitrogênio.

Lembrem-se: Morrem mais plantas por excesso do que por falta de adubação.








2 comentários:

  1. Olá,meu bonsai de jabuticaba, esta secando os galhos e ja esta sem folhas, nao sei o que fazer, to com muito medo que ele morra, será que poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, Camila. Primeiramente, peço desculpas com a demora na resposta; algumas mensagens não foram encaminhados para minha caixa de emails e acabei por não ver...
    Você ainda tem seu bonsai de jabuticaba?
    Eu precisaria ver alguma foto, porque vários fatores podem estar provocando essas reações dela. Até mesmo o Estado em que você mora pode influenciar no desenvolvimento ou não da planta (se é uma cidade com muita seca, ou se faz muito frio, por exemplo).
    Agradeço seu contato e, se ainda quiser, envie mais detalhes: onde mora, como é o clima, se a planta pega sol, por exemplo.
    Abraços,
    Lilian Sbrissa

    ResponderExcluir