Semeando Pinheiro Negro

Semeando Pinheiro Negro

Por Heros Dayan Jayme e Lilian sbrissa Aqui você vai poder acompanhar o plantio de pinheiro negro e pinheiro vermelho desde as sementes ...

Semeando Pinheiro Negro



Por Heros Dayan Jayme e Lilian sbrissa

Aqui você vai poder acompanhar o plantio de pinheiro negro e pinheiro vermelho desde as sementes até o nascimento e toda a etapa de desenvolvimento das mudas.
No caso das sementes de pinheiro vermelho, você precisa passar antes por duas etapas antes do plantio:
1) Escarificação - Deixe as sementes de molho em água (de preferência mineral) por 24 horas. Após este período, observe as sementes que afundarem. Essas estarão boas para o plantio. As que ficarem flutuando na água podem ser descartadas.
2) Estratificação - Umedeça esfagno sem deixá-lo muito enxarcado, e faça uma cama numa vasilha limpa de plástico com tampa, para deixar as sementes aí condicionadas, dentro da geladeira, pelo período de 30 dias. Veja as fotos.


    Esfagno umedecido (sem estar enxarcado, para não apodrecer as sementes).

   Lembre-se da data que você deverá tirar da geladeira para plantá-las!

Já no caso do pinheiro negro, somente fiz a escarificação, para selecionar as sementes boas para o plantio.

As sementes você pode adquirir de onde você tenha confiança, eu compro no mercado livre ou Sheffield Seed Co. Inc.,  e tenho mais ou menos de 70% a 90% de sucesso na germinação.



Agora vamos lá para todas as etapas.

Primeiramente utilizei galões de água mineral vazios para me servirem de estufa e proteção das sementes contra pássaros ou pragas. Cortei-os como vocês podem observar na foto e forrei com uns 7 centímetros de terra vegetal de boa procedência. (Lembrando de deixar espaço para adicionar a areia tratada por cima).

    Garrafas de água mineral cortadas com uns 15-20 centímetros de base para formar uma mini-estufa.

Em seguida, lavei areia de grãos médios (de construção) com água fervente por uns 10 minutos, para deixá-la livre de bactérias que possam ser nocivas para o desenvolvimento dos futuros pinheiros.

    Areia em água fervente por 10 minutos.

Escorra a água da areia e deixe-a secar parcialmente sob o sol. Faça uma camada de areia sobre a terra que já está na base da garrafa, de uns 3-4 centímetros. Com o auxílio de uma régua ou uma pazinha, faça cavidades de 1 centímetro (no máximo) de profundidade e de largura, com a distância de 5 centímetros de uma cavidade para a outra.

Cavidades de 1 centímetro de profundidade e de largura.

Agora você vai semear. Disponha as sementes com mais ou menos 3 centímetros de distância uma da outra, para que ao se desenvolverem, as raízes não se embramem umas nas outras ao passar as mudinhas para vasinhos individuais. Depois disso, empurre a areia das laterais das cavidades com os dedos, delicadamente, sem apertar ou compactar a areia sobre as sementes, conforme na foto abaixo.


Areia sendo empurrada com cuidado, das laterais das cavidades para encobrir as sementes, sem compactá-las, para que a germinação ocorra com sucesso.

Depois destas etapas é aconselhável colocar uma identificação da espécie e data do plantio, mais por uma questão de organização. Nós colocamos até as horas do plantio kkk, conforme foto abaixo.




Aqui coloquei nome da planta, número de sementes, hora e data.

Nunca molhe demais a areia, molhe apenas se você reparar que a areia está secando. Quando semeio, geralmente até elas nascerem (em mais ou menos de 15 a 30 dias) não precisei nem molhar, mas cada Estado e cidade tem seus climas. Portanto não deixe que seque a areia, fique atento.

Aqui você vê as estufas caseiras prontas e fechadas (abaixo), durante o dia se você quiser manter um pouco aberto para respiração retire as tampas das garrafas.

Estufas já fechadas, se estiver muito calor retire a tampa um pouco e à noite feche de novo para manter a umidade.


Estufas já prontas e com identificação.

                 Agora vamos esperar para elas germinarem...

    (Foto tirada em 05/08/2012)
   
Já podemos observar as primeiras germinações. Aqui em Piracicaba - SP, levou de 8 a 10 dias  após  o plantio para observarmos os primeiros brotos. Nesta fase, a estufa fica sempre fechada, para mantermos o substrato úmido. Nâo molhe enquanto ainda estiver úmido para não apodrecerem as raízes e sementes.

   (Foto tirada em 08/08/2012)
Já podemos ver as primeiras agulhas surgindo... Continue a manter a estufa fechada para manter a umidade.

Em mais ou menos 30 dias já vemos todas as germinações. Nesta fase deixo as estufas destampadas no período da manhã-tarde e tampo à noite. Mas nâo deixo no sol direto, e sim num local que pegue de 2 a no máximo 4 horas de sol por dia. Assim, elas estarão se adaptando à claridade aos poucos.

Após 3 meses seguimos para a próxima etapa, que será o replantio em vasos individuais, onde ficarão por no mínimo 1 ano.

Preencha cada vasinho com substrato e faça um furo no centro de cada um.

Um furo de mais ou menos 2 cm de largura e de 5 a 10 cm de profundidade.

Com uma pasinha e muitíssimo cuidado, retire cada pinheiro da estufa, mantenha-a com um torrão do substrato original, e plante cada uma em seus vasos já preparados.

Aqui estão elas em seus vasos. Nos vasos um pouco maiores, podemos mantê-las por 2 anos.

Espero que tenham gostado dessa matéria!
Em breve postaremos fotos de como essas mesmas mudas estão se desenvolvendo.
E não desanimem se perderem algumas mudas; infelizmente nem todas vingam...

Abraços,
Heros e Lilian

...APÓS 3 ANOS...

Desculpem a demora na atualização da matéria, mas conforme prometido e alguns pedidos aqui vão
as fotos das mudas após 3 anos:


E como podem perceber, todas elas têm ramificações, já podendo ser aramadas para se dirigirem ao estilo escolhido.




Com relação à aquisição de sementes, entendemos suas dificuldades, pois são também as nossas. Houve uma regulamentação com relação à importação de sementes, que está sendo fiscalizada, portanto fica difícil adquiri-las do exterior. Estamos tentando adquirir de outros fornecedores, porém não há como saber se são de boa procedência, só mesmo na sorte. Estamos fazendo um teste com sementes vindas da China, postarei os resultados após passar por todas as etapas do plantio delas.
Vejam abaixo um pouco sobre essa regulamentação:


A importação de sementes e mudas deve obedecer ao estabelecido na Lei Nº 10.711, de 5 de agosto  de 2003,anexo do Decreto Nº 5.153, de 23 de julho de 2004, que regulamenta a Lei Nº 10.711/03, e na Instrução Normativa Nº 50, de 29 de dezembro de 2006. De acordo com as normas, todo material de multiplicação vegetal, para efeitos legais, é considerado semente ou muda.  A importação de qualquer quantidade de sementes ou de mudas deve ter autorização do Ministério da Agricultura, mediante requerimento do interessado. Somente podem ser importadas as sementes ou mudas de espécies ou de cultivares inscritas no Registro Nacional de Cultivares (RNC). Para mais informações, procure a área de Sementes e Mudas nas Superintendências Federais de Agricultura, que representam o ministério nos estados.

Legislação referente:
Lei Nº 10.711, de 05 de agosto de 2003
Decreto Nº 5.153, de 23 de julho de 2004
Instrução Normativa nº 50, de 29 de dezembro de 2006
Normas para Importação e Exportação de Sementes e de Mudas
Requerimento de Autorização para Importação de Sementes e de Mudas
Requerimento de Autorização para Importação de Sementes e de Mudas Destinadas à Realização de Ensaios de Valor de Cultivo e Uso – (VCU)
Declaração de Área para Plantio com Sementes ou Mudas Importadas ara Uso Próprio
Requerimento de Anuência para Liberação Aduaneira

53 comentários:

  1. Caramba! Era exatamente o que eu estava procurando. Parado no ponto de ônibus aqui em Curitiba, em meados de março, reparei que caíam umas dos pinheiros (acho que eram do thunbergii). Daí, observei que na verdade eram sementes. Peguei um punhado e agora vou experimentar a sua técnica. Muito obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E entâo? Aplicou a técnica? Conseguiu resultado?
      Fico feliz e espero que sim!
      Aqui, já estou com as mudinhas de pinheiro negro resultado da técnica postada acima. Estarei postando as fotos a seguir.
      Abraços,
      Heros Dayan Jayme

      Excluir
    2. Oi, tudo bem ?
      Eu fiz a estufa e elas terminaram, obrigado!

      Excluir
  2. quanto tempo demora para chegar a encomenda da sheffield; dei uma olhada no site deles e observei que eles tem praticamente todas as especies. ja de antemão agradeço e parabenizo pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alecsandro, primeiramente peço desculpas pela demora em responder. Após a compra na Sheffield, demora cerca de 1 mês até chegar ao Brasil. Porém atente em não fazer um pedido grande, pois pode ficar retido na Receita Federal...
      Abraços
      Heros Dayan Jayme

      Excluir
  3. Muito bom artigo, obrigado.
    Vou comprar sementes pelo Ebay também. Não encontrei vendedor no Mercado Livre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Sandro, se achar algum lugar com sementes boa me avise , ja que esta dificil de comprar agora onde comprava.

      Excluir
  4. Utilizei o seu processo com o pinheiro negro e deu super certo obrigado pelas dicas. Vocês sabem me dizer como semear sementes de ulmus?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Gustavo, eu consigo fácil mudas de Ulmus com raízes da própria planta, brota super fácil as raízes de Ulmus, quanto a sementes de Ulmus nunca semeei , faça como eu, com raízes meio grossas elas pegam quase 90 por cento ok, obrigado pela visita.

      Excluir
  5. comprei umas sementes no mercado livre de pinheiro negro e consegui germina-las. Elas chegaram ate o ponto que vc mostra na estufa porem a partir dai nao sabia mais o q fazer. Ao tentar replantar notei que elas estavam morrendo porque a raizinha delas apodreceram porque isso aconteceu? Morreram todas, cortei as raizes e deixei no hormonio enraizador e depois fiz o replantio mas nao obtive sucesso! O que vc usa no substrato?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Andre Neri, geralmente as raízes apodrecem por causa do substrato muitooo umido, eu aconselho não cortar as raízes, eu retiro elas com um pouco do torrão original (importantíssimo), e coloco em vasos novos com o substrato, vou passar para você minha mistura:
      50% terra vegetal
      40% areia lavada de preferência grossa
      10% esterco curtido

      Excluir
  6. Show de bola. Acabei de adquirir algumas sementes de pinheiro negro e amanhã mesmo vou usar as tecnicas aqui ensinadas.

    Grande abraço amigo. Que Deus te abençoe grandemente, te conduzindo por toda a verdade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wermeson Ramos, muitoooo obrigado meu irmãozinho, depois me conta como estão indo ok, fica com deus e boa sorte ai...

      Excluir
  7. Plantei umas sementes 2 delas brotaram mas com a semente na ponta, o que eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Paula, isto e normal, ela expele a casca da semente sozinha ok, não tente tirar que voce pode matar a muda ok, boa sorte ai e desculpe da demora

      Excluir
  8. Usei esta técnica para semear 5 sementes de pinheiro negro, agora preciso do substrato e não sei como fazer, podem me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gilson , eu uso assim depois que retiro elas da estufa :
      (sempre tirando com um pouco da terra original dela, sem lavar as raízes ok)
      50% terra vegetal
      40% areia lavada de preferência grossa
      10% esterco curtido

      Excluir
  9. Teria como postar uma foto das sementes 2 anos depois? Para saber como ficaram?
    Se estiver com elas, e se elas tiverem sobrevivido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rezende, obrigado por me lembrar desta postagem que fiquei na dívida com vocês, já esta aqui postada, infelizmente sobreviveram poucas, a porcentagem de sucesso foi de aproximadamente 10%. Abraços!

      Excluir
  10. Semeei 5 sementes de Pinheiro Negro no dia 04/08/2015, até hoje não germinou, isso é normal, fiz tudo conforme ensinamento acima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gilson, boa noite. Olha, cinco sementes é uma quantia muito pequena para esse experimento, uma vez que poucas germinam e sobrevivem. Também há outras coisas a se considerar, como por exemplo a qualidades dessas sementes, se são novas ou velhas... e não há como saber, só na sorte mesmo.
      Abraços.

      Excluir
  11. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  12. Ola João, pode ter sido ocasionado por vários fatores, uma das principais seria a qualidade das sementes, comprei uma vez no mercado livre umas 20, não nasceram nenhuma, sementes velhas com certeza, vai da sorte, comprei direto recentemente da China 200 sementes , vou esperar para ver se são de boa qualidade, ai coloco aqui o vendedor.
    Também pode ter sido o substrato, você deixou elas a mais ou menos uns meio centímetro de profundidade, não pode enterrar muito também, são vários fatores, mas infelizmente falo para voce ir tentando, com certeza são a qualidade das sementes, um abraço, Heros e Lilian.

    ResponderExcluir
  13. Olá !
    Fiz parcialmente como a técnica, mas não coloquei a areia tratada por cima, fiz direto na terra vegetal. Saberia me dizer se corre muito risco de não dar certo e pq não daria?
    Um grande abraço.
    Victor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Victor, quando não seguir como fiz exatamente não tem problema nenhum, mas quanto se vai vingar depende muito das sementes, clima, etc, estou publicando uma pagina onde comprar sementes na China que e bem mais barato.

      Excluir
  14. Ola heros e lilian
    Queria saber se vc poderiam me explicar o pq de quando eu planto o pinheiro negro, e quado ele germina pouco antes de cair a semente quando ele esta abrindo, ele deita na arei, e quando eu observo o caule, ele esta sempre quebrado, n e por causa de bichos, pois uso a estufa q vc ensinou, saberia o pq?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rezende, pode ser algum bichinho na areia, a areia esta molhada, não secou nenhuma vez ?
      Nunca tive este problema Rezende

      Excluir
  15. bem legal seu blog, parabéns!!to acompanhando! comprei sementes de Acer no ML vamos ver se tenho sucesso...abraço!

    ResponderExcluir
  16. Amigo, plantei o pinheiro negro, mas eles estão germinando um por um, ou seja cada dia nasce um, isso é normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Peter, e normal sim, depende de cada semente e profundidade de cada uma também, quando molhamos não percebemos que algumas podem ficar mais funda que as outras, normal OK, Muitoo obrigado amigo por nos visitar.

      Excluir
  17. Muito legal as dicas. Eu colhi algumas sementes de pinheiro negro em duas pinhas, fiz minha estufa como você fez e agora estou esperando pela germinação. Muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Rodolfo, se as sementes estiverem tudo ok vai germinar sim, Boaaaa sorte ai amigo.

      Excluir
  18. Onde compro sementes de pinheiro negro de qualidade?
    Tem alguém específico?
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui com certeza foi o lugar que mais deu resultado :
      https://sheffields.com/
      Mas também descobri na China um lugar também com sementes novas que estão germinando.
      Acompanhar pagina nova que estarei colocando aqui onde comprar sementes de Pinheiro Negro, muito obrigado pela visita.

      Excluir
  19. Tem algo que posso substituir o esfagno ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paulo Zanella, pode sim amigo, use algodão sem estar muito encharcado ok, boa sorte Paulo, precisando e só perguntar.

      Excluir
  20. Perfeita a materia! Muito obrigado! Me ajudou demais! Espero que agora de certo a germinacao do meu acer!

    ResponderExcluir
  21. Quando fui a Orlando-Flórida com minha família, estivemos um hotel chamado Celebration Hotel perto de um condomínio com o mesmo nome, ali tinha nogueiras de avelãzinha , bem do tipo da avelã mas bem pequena, não sei o nome mas é da mesma família, eu gostaria de saber o plantio dela, Obs: lá tinha muito esquilos, e guaxinins.(foi quando visitamos a Disney)

    ResponderExcluir
  22. ótima matéria, parabéns. Amigo eu comprei sementes de pinheiro negro e germinaram bastante, no entanto eu as coloquei apenas na areia e fiquei molhando, qto tempo eu devo deixá-las lá, penso q não aguentarão mt tempo pois não terão nutrientes suficiente, tbm tenho medo de tirá-las cedo demais. Pfv me ajude, desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  23. No caso o Pinheiro negro ja veioi escarificado eu devo fazer a estratificação ou já vem pronto pra ser cultivado?

    ResponderExcluir
  24. Qual é a melhor epoca para se plantar sementes de Pinheiro Negro?
    vagner_ecketr@hotmail.com

    ResponderExcluir
  25. os vasos grandes e os pequenos q vc colocou as mudas tem quantos litros cada?

    ResponderExcluir
  26. A estufa fica completamente fechada? To em uma luta pessoal com o cultivo do pinheiro negro.ja tentei tres vezes com sementes daqui e da china e nada.vou tentar sua tecnica so fiquei em duvida se a estufa fica mesmo fechada sem entrada de ar .nem uns furos? Obrigado

    ResponderExcluir
  27. Cara, você é um gênio, reuniu toda informação que eu precisava em um lugar só! Parabéns!

    ResponderExcluir
  28. Bom dia

    Uma duvida a estufa feita de galao de 20 litros é necessario furar o fundo?

    ResponderExcluir
  29. Muito obrigado, fiz o que vc ensinou e com 50 sementes e germinaram 26

    ResponderExcluir
  30. Boa noite Daniel, você obteve um excelente resultado!
    Pode passar o link de onde obteve as sementes, para podermos divulgar aqui?
    Att,
    Lilian Sbrissa

    ResponderExcluir
  31. Comprei as sementes de um vendedor no mercado livre que orientou a fazer a mesma coisa (sem sua estufa de garrafa) deixar de molho, semear na areia, etc, mas mandou colocar na geladeira, tampado como tapeware. Disse que demora de 30 a 60 dias pra brotar... Mas fiz tudo como vc mostra aqui e não coloquei na geladeira nem fiz estufa. Será que vai dar certo? Obrigado!

    ResponderExcluir
  32. muito interessante e bem explicado parabéns

    ResponderExcluir
  33. Bem explicado e detalhado... Vou aplicar a técnica.

    ResponderExcluir
  34. Bom dia. Vc tem sementes de Pinheiro Negro para venda?
    Comprei algumas mais a taxa de germinação é muito baixa.
    Obrigado.

    ResponderExcluir